23 de dezembro de 2006

Liberdade conquistada

Como a maioria dos povos do mundo, para as pessoas também se aplica a máxima do conquistar sua própria liberdade. Para tudo, no seu ambiente de trabalho, em casa, entre amigos e entre inimigos. Acredito que quando você conquista a liberdade em todos os aspectos da vida, você passa a se tornar mais feliz, pelo fato de você não ter mais a necessidade de engolir sapos desnecessários. Claro, quem é totalmente livre? Ninguém, mas ao menos quando você percebe que você tem liberdade, que você tem escapatória, aí as coisas ficam mais simples, mais maravilhosas.

Eu lembro daquele mito da caverna quando se fala em liberdade. Quer dizer, somos livres, mas o quão livres nós realmente somos? E há quem prefira a liberdade aparente, afinal, o importante é ser feliz. Eu penso então em qual lado que eu gostaria de estar, dentro ou fora da caverna. Acho que eu escolheria o lado de fora, é uma síndrome excessiva (quase compulsiva) por liberdade mas não consigo me ver de outra maneira.

E foi mais ou menos isso que eu fiz. Acho que o quão feliz você é é proporcional ao quão livre você é. E a minha liberdade afeta diretamente a liberdade que dou aos que eu amo. Sei que perder a liberdade às vezes nos ajuda e nos ensina coisas novas, mas não acho que seja mais esse o caso: quero experimentar o novo através da liberdade que tenho com quem amo. É isso ai para 2007.